A Educação e os desafios em tempos de Pandemia

A Educação e os desafios em tempos de Pandemia

De repente, o mundo parou, a circulação de pessoas diminuiu nos grandes centros comerciais e públicos, a agitação frenética do dia a dia cedeu lugar ao distanciamento e isolamento social, por causa de um vírus invisível que abalou e estremeceu todo o planeta.
Então, a pandemia chegou trazendo mudanças à rotina do cotidiano global, incluindo o papel da escola.
A escola como um aparelho vivo, um espaço privilegiado da interação social e da mediação de conflitos, valores, conhecimento, cultura e de criação, nesse momento, a escola abraça um novo desafio, a apropriação das ferramentas e mídias digitais para alcançar uma aproximação e vínculo da dinâmica escolar (de sala de aula) com a realidade da criança que se encontra afastada da Instituição de Ensino.
Portanto, a pandemia traz uma nova reestruturação pedagógica e uma ressignificação no currículo, uma dinâmica diferente de aula e a construção de uma nova prática de rotina que pressupõe uma parceria mais atuante da família.
O papel da escola, nesta situação, vem a orientar a família, direcionando um olhar especial sobre a criança, sob os aspectos do cuidado, da atenção, do foco e também dos sentimentos e das emoções que podem afligir à saúde mental e a qualidade de vida deste ser.
A sociedade como um todo precisa se reinventar e aprender a ser, aprender a conviver entre “eu” e o “outro” e aprender a dialogar com a diversidade de uma maneira respeitosa e harmoniosa, logo exigindo de cada um uma política de cuidado e de segurança, sem exposição desnecessária.
Juliana de Abreu Cordeiro
Professora do Ensino Fundamental I da Rede Municipal do Rio de Janeiro.

 

 

 

Juliana de Abreu Cordeiro Juliana Cordeiro é professora do Ensino Fundamental I da rede municipal do Rio de Janeiro desde 1995. É formada na área de Letras: Português-inglês pela UFRJ, pós-graduação em Literatura Infanto-Juvenil pela UFF; Gestão Empreendedora da Educação pela Sesi Firjan/UFF. Está na direção como co-gestora da EM Leonor Posada desde maio/2011. Desempenha a funçāo de diretora-adjunta e de professora regente como apoio a alfabetização.

2 thoughts on “A Educação e os desafios em tempos de Pandemia

  1. Adélia Mendes says:

    Parabéns pela colocação, mestra. Nada como uma situação crítica para que possamos nos reinventar no âmbito da educação. O espaço mudou ,mas o propósito continua focado no aluno, oferecer o melhor é a nossa prática diária.

  2. Cassia Cilene das Chagas Moura says:

    Juliana é uma profissional de excelência e seu texto resumiu muito bem este período que estamos vivendo. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *