Estações do ano e meteorologia: ideias de atividades para fazer em sala de aula

Livro infantil traz personagens divertidos chamados pelos nomes das estações do ano

Os fenômenos que acontecem na natureza acabam refletindo diretamente nas nossas vidas. A chegada de uma nova estação do ano, por exemplo, provoca alterações na temperatura, na paisagem e até no nosso corpo. Com a mudança do verão para o outono, em março, ocorrem tradicionalmente a queda das folhas de árvores e a diminuição dos períodos de chuva. Esse ano, no entanto, como sai de cena o fenômeno La Niña, está prevista uma mudança na temperatura dos oceanos e deve chover mais entre abril e junho, ainda que de forma irregular.

Entender o que acontece na atmosfera pode nos ajudar a viver melhor. Por isso, esse é um bom tema para levar para a sala de aula. E neste mês de março, além da chegada do outono, temos outra data interessante para atrair a atenção da garotada: o dia mundial da meteorologia, comemorado em 23/3. A data celebra a técnica responsável por analisar e prever as variações climáticas da Terra.

A partir do recolhimento de informações sobre a umidade do ar, pressão atmosférica, temperatura do ar, volume de chuva, entre outras, os meteorologistas, profissionais formados no curso de ensino superior em meteorologia, conseguem traçar uma previsão da condição do clima para determinada região.

Através do seu trabalho, esses profissionais ajudam a prevenir acidentes e prejuízos para os setores de serviços e produção, além de evitar que as pessoas passem frio ou peguem uma chuva desprevenidas na rua.

Origem do Dia Mundial da Meteorologia

A data surgiu em 1961, por causa da celebração da criação da Organização Meteorológica Mundial – OMM, instituição que é ligada à ONU (Organização das Nações Unidas) e que existe desde 1950.
Atualmente, esta organização está presente em 189 países ao redor do planeta. 

Dicas de atividades

1.
Notícias de jornal

Foto: Agência Brasil

Peça que os alunos tragam de casa notícias de jornais e revistas sobre clima, previsão do tempo e fenômenos da natureza que tenham provocado desastres ambientais ou tragédias, para comentar em uma roda de conversa. Exemplos recentes foram as chuvas em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro em 2022 e os temporais em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo em fevereiro deste ano.

Usar as notícias que estão na memória das crianças como ponto de partida para trazer os conteúdos do currículo escolar ajudam a tornar a aula mais dinâmica.

2.
Previsão do tempo

Organizar e montar um telejornal, filmado com celular, com a previsão do tempo preparada pelos alunos.

3.
Culinária criativa e horta

Fazer uma aula de culinária, estilo master chef, para que as crianças possam criar receitas com frutas da estação. No outono, temos opções saborosas como banana, caqui, coco, figo, goiaba, kiwi, maçã, pera e uva.

Se a escola tiver uma horta, uma atividade divertida é plantar sementes dessas frutas que são boas para cultivar no outono.

4.
Literatura

Nossa dica literária é o livro “Reino do tempo”, da escritora Isa Colli. A fábula ensina as crianças a importância de manter o equilíbrio entre as estações do ano. A ideia da autora é despertar na garotada a curiosidade e o desejo de entender como funciona o tempo, de maneira leve e divertida.

Saiba mais sobre a história:

Personagens do livro O Reino do Tempo

Em uma terra distante, dois bondosos monarcas viviam em harmonia com a natureza, comandando as estações do ano. Com o passar do tempo, sentiram a necessidade de encontrar substitutos para a tarefa. Quatro crianças mágicas foram, então, preparadas pelo rei e pela rainha para assumir essa responsabilidade de espalhar seus encantos por toda parte.
 
Cada um foi batizado com o nome de uma estação: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Mas seria preciso manter o equilíbrio entre os quatro para garantir a continuidade desse trabalho tão importante para todos os seres que vivem no Planeta Terra. Será que eles serão vitoriosos nessa missão?

5.
Poesia

Incentivar os alunos a pesquisarem trechos de poesias que falam sobre o tempo. Alguns exemplos:

“Aos olhos nus, não passava de uma chuva repentina, mas aqui dentro soava como uma tempestade.” (Clarisse Lispector)

“Chove. Há silêncio, porque a mesma chuva / Não faz ruído senão com sossego”. (Fernando Pessoa)

6.
Filme e debate

Cena do filme Granizo/ Crédito: Marcos Ludevid/Netflix

Para alunos do ensino fundamental II e ensino médio, uma dica é organizar uma sessão de cinema, seguida de debate, com um filme que aborde o tema de fenômenos climáticos. Uma sugestão é o sucesso argentino “Granizo”, disponível na Netflix.

O longa conta a história do meteorologista mais famoso da Argentina, Miguel Flores. O sujeito é querido por todos e é conhecido por nunca errar a previsão do tempo. No entanto, depois de não conseguir prever uma terrível tempestade de granizo, o meteorologista passa a ser criticado pelo público que acreditou na sua palavra que essa tempestade não iria acontecer. 
 
Após receber uma chuva de críticas, Miguel Flores volta para sua cidade Natal e inicia uma jornada de autodescoberta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *