Cinco dicas para trabalhar mudanças climáticas em sala de aula

Literatura pode ser um dos caminhos para conscientizar a garotada

Este início de ano é um período propício para aprender sobre o clima do Planeta Terra. É que desde 2011 se celebra no Brasil, em 16 de março, o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas.

Considera-se que a principal causa das mudanças no clima seja o aumento da emissão de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), tanto por queima de combustíveis fósseis para geração de energia como por desmatamento. E, como consequência, o aumento da temperatura média da Terra nos últimos anos levou à elevação do nível do mar, derretimento de geleiras, intensificação de tempestades, dos períodos chuvosos e de secas, entre outros fenômenos. 

Mas por que é importante levar esse tema para a sala de aula?

O site Greenpeace tem uma explicação clara e objetiva: “Falar de mudanças climáticas vai além de discutir sobre um planeta alguns graus mais quente. É também falar sobre a segurança alimentar, já que o aumento ou falta das chuvas pode prejudicar as colheitas, encarecendo os alimentos; é falar sobre a preservação dos direitos indígenas e das florestas. É falar sobre justiça climática. Ou seja, o assunto interessa a qualquer pessoa que habita o planeta Terra”.

E como trabalhar esse assunto tão importante com seus alunos?

Sugerimos cinco dicas de atividades:

1. Peça que os alunos pesquisem em casa sobre mudanças climáticas e levem o material pesquisado para a sala de aula. Organize, então, uma roda de conversa para discutir com os alunos hábitos que podem contribuir para reverter este cenário, como o consumo consciente e a preferência por produtos e serviços mais sustentáveis. 

(exemplos: Caminhar, andar de bicicleta ou usar transporte público, sempre que puder; diminuir a temperatura do seu refrigerador, máquina de lavar e aquecedor de água; trocar as lâmpadas amarelas pelas fluorescentes e/ou lâmpadas de LED; diminuir o consumo de carne; Usar aparelhos que tenham maior eficiência energética). 

2. Após a roda de conversa, outra sugestão é fazer cartazes sobre o tema para colar no mural da escola.

3. A terceira dica é assistir com os alunos o vídeo lúdico que a Organização das Nações Unidas apresentou na COP 27 (Conferência sobre Clima da ONU), ocorrida em novembro de 2022, no Egito.

A animação destaca o dia-a-dia de quem já enfrenta as consequências dos impactos do aquecimento global na natureza. Animais morrem e pessoas precisam fugir da própria terra para ter o que comer e beber. São os refugiados climáticos. O Banco Mundial estima que 216 milhões de homens, mulheres e crianças poderão ser forçados a deixar o local onde vivem devido às alterações do clima até 2050. Apesar de o vídeo ter algumas frases em inglês, a mensagem é passada por meio de imagens (Fonte: Conexão Planeta; 6/11/22; Sabrina Pires)

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7mFMZTdC2Zc

4.  

Escolha livros que falem sobre meio ambiente para trabalhar com seus alunos. A editora Colli Books tem vários títulos com essa temática. Sugerimos dois:

Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia – o livro aborda os problemas atuais e alarmantes que a Amazônia enfrenta, como o desmatamento, apontando as soluções para cada um deles. O desmatamento descontrolado é uma ameaça aos recursos naturais, ao meio ambiente e ao equilíbrio ecológico do planeta. Através da saga das abelhinhas, a autora Isa Colli provoca essa reflexão com a garotada. 

A obra também mostra a importância das abelhas para o equilíbrio do ecossistema e para os seres humanos. São elas que fazem o serviço de polinização de 85% das plantas de importância para a nossa alimentação. Um terço da produção agrícola mundial está sob sua responsabilidade.

Nuvem Floquinho – neste título, também de Isa Colli, a autora alerta sobre a escassez de água, sobre a necessidade de utilizar os recursos naturais com responsabilidade, chamando a atenção da garotada para a importância da participação coletiva para a consolidação efetiva de um processo de desenvolvimento sustentável. A escritora acredita que é necessário conscientizar as crianças, pois a preservação do meio ambiente está em suas mãos.

5.  

Produza um jornalzinho com a turma com sugestões para engajar as pessoas nesta luta, mostrando que cada um precisa fazer a sua parte na solução para a crise climática. Quando o jornal estiver pronto, imprima cópias e distribua para os moradores no entorno da escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *