Férias escolares: dicas de atividades para celebrar o Dia de proteção às florestas ou Dia do Curupira

As férias escolares estão chegando e a meninada já fica ansiosa para programar atividades divertidas nos momentos de descanso e lazer. Aproveitando o Dia de Proteção às Florestas, celebrado em 17 de julho, a Colli Books Editora tem algumas sugestões para entreter as crianças e seus responsáveis neste período.

Antes, vamos aprender um pouquinho sobre essa data tão especial, que tem como objetivo lembrar a importância da preservação dos inúmeros biomas presentes em todo o planeta, lar de várias espécies de animais e plantas. No Brasil, é também uma forma de chamar a atenção para o desmatamento, uma das grandes causas de destruição de florestas no país.

Na cultura popular brasileira, a proteção das florestas é personificada na figura mística do Curupira, um espírito mágico que habita as florestas e ajuda a protegê-la da invasão e ataque de pessoas mal-intencionadas. Por este motivo, o dia 17 de julho também é considerado o Dia do Curupira, o “protetor das florestas”.

Agora sim, vamos às dicas de atividades nas férias inspiradas neste tema:

1. Passeio na floresta

Que tal organizar uma tarde de diversão na floresta, reserva florestal ou parque ambiental próximo da sua casa? Esses locais geralmente oferecem espaços para organizar brincadeiras, caminhadas, trilhas e alguns até permitem que os visitantes tomam banho de rio ou cachoeira.

2. Piquenique

Combine com os amigos um piquenique na floresta. Cada família leva um prato de doce ou salgado. Não esqueça de incluir na lista frutas e sucos naturais.

3. Leitura ao ar livre

Outra dica legal é procurar a sombra de árvore para ler livros e fazer contação de histórias. Indicamos um título perfeito para essa ocasião: A Fada Verduxa, da escritora Isa Colli.

Na fábula, a protagonista, metade fada, metade curupira, é a protetora das matas de uma belíssima região chamada Montes Belos. Atraído pelas exuberantes árvores do lugar, um ganancioso negociante de madeiras da vizinhança resolve explorar a área, mas Verduxa faz de tudo para defender sua floresta.

Isa Colli conta que queria fazer uma história que, ao mesmo tempo, mostrasse o universo de personagens do folclore e passasse uma mensagem de preservação do meio ambiente às crianças. “Então veio a inspiração para criar a fadinha-curupira, trazendo figuras encantadas que despertam o interesse da garotada. Por meio do lúdico, acho que fica mais fácil envolver os pequenos nos temas ligados à sustentabilidade”, afirma a autora. Perfeito, não?

Ah… é importante também ter consciência e atitudes sustentáveis. Vamos te ajudar nessa tarefa. Veja abaixo algumas ações interessantes:

  • Usar produtos feitos com madeiras de reflorestamento, normalmente identificadas com um selo ou certificado;
  • Não colocar fogo em matas;
  • Não jogar lixo no meio ambiente;
  • Fazer reciclagem com materiais como garrafas e vidros;
  • Priorizar o uso de papéis recicláveis;
  • Não jogar guimbas de cigarro nas matas.

Esperamos que gostem das nossas dicas e tenham dias inesquecíveis nas férias!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *