Vamos falar sobre autismo? 

Crédito da Foto: Tania Rego/ Agência Brasil

Para a Colli Books Editora, literatura ajuda a lidar com o tema, celebrado mundialmente no dia 2 de abril 

Nesta terça-feira, 2 de abril, temos a oportunidade de refletir sobre os desafios que envolvem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), já que nesta data se celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre o autismo, criado pela ONU em 2007. 

O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo, reforça a Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas da Universidade Federal de Viçosa, em estudo sobre o tema. As crianças que estão no espectro muitas vezes enfrentam desafios significativos para se encaixar em um mundo que nem sempre é adaptado às suas necessidades específicas. 

A inclusão é o melhor caminho para que os autistas possam se desenvolver e conquistar espaço na sociedade, em diferentes áreas, entre elas a Educação. A inclusão de crianças autistas na rotina escolar, quando realizada de forma adequada, traz diversos benefícios, como a melhora na socialização, no desenvolvimento da autoestima, no aprendizado acadêmico e na conquista da autonomia. 

O ato de incluir no ambiente escolar proporciona às crianças autistas igualdade de direitos e de oportunidades. E para que a inclusão dê certo, é preciso comprometimento por parte dos educadores e da família. O envolvimento dos pais ou responsáveis desempenha um papel crucial no processo de inclusão dessas crianças. 

Literatura como ferramenta 

O livro infantil “Como Música para os Ouvidos”, escrito por Isa Colli, que traz luz sobre o tema do autismo com leveza e sensibilidade. A obra conta a história de Nicolas, um garotinho com autismo que era hipersensível ao barulho e preferia ficar isolado na escola, até conhecer o colega Joaquim. À medida que a amizade entre eles se desenvolve, Nicolas fica mais receptivo e Joaquim aprende a importância da empatia, do respeito e da aceitação das diferenças. O amigo apresenta a Nicolas o compositor Beethoven. A descoberta da música clássica traz um desfecho surpreendente, transformando o ambiente escolar. 

O título, da Colli Books Editora, é repleto de mensagens positivas e exemplos concretos de como a amizade pode superar barreiras e promover a inclusão. As ilustrações coloridas e expressivas de Cris Eich capturam a imaginação das crianças, enquanto o enredo envolvente mantém o interesse do leitor do início ao fim. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *