Dia do Bibliotecário: uma data para inspirar o hábito da leitura nas escolas

As escolas que possuem biblioteca certamente colaboram para que os estudantes tomem gosto pela leitura e se interessem pelo universo literário. E, claro, existe um profissional que se dedica para garantir que tudo funcione bem neste espaço: o Bibliotecário. E você sabia que 12 de março é o dia de homenagear este trabalhador?  

Crédito da foto: site do Senado/ aen.pr.gov.br

Você sabe quais as funções e responsabilidades do bibliotecário? 

  • Além de gerenciar as bibliotecas, ele tem a missão de desempenhar uma série de tarefas, entre elas a catalogação e a identificação de obras; indexação de documentos; manutenção de sistemas de informação; consultoria e gestão de dados. 
  • Sua atuação se estende por diversos tipos de bibliotecas, incluindo públicas, escolares, comunitárias, universitárias e especializadas, como as hospitalares, prisionais, empresariais e jurídicas. 
  • O bibliotecário, um profissional graduado em Biblioteconomia, exerce uma profissão regulamentada por lei, exigindo registro no Conselho Regional de Biblioteconomia correspondente para atuar na área. 
  • Em muitas escolas, é o bibliotecário quem faz a seleção dos livros de literatura que serão adotados em cada etapa do ensino.  

Como surgiu o Dia do Bibliotecário? 

O Dia do Bibliotecário foi instituído em homenagem ao nascimento de Manuel Bastos Tigre (1882 – 1957), o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Tigre dedicou muitos anos de sua vida à Biblioteca Central da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, onde assumiu a direção, permanecendo até mesmo após sua aposentadoria. 

Além de engenheiro, ele atuou como escritor, poeta, publicitário, jornalista e ficou conhecido por criar o slogan “Se é Bayer, é bom” para a Bayer Brasil, em 1920. Gostou de saber desta curiosidade? 

O Decreto n.º 84.631, de 1980, oficializou a data em 12 de março, reconhecendo o legado e as contribuições de Tigre, que deixou sua marca em várias áreas criativas e profissionais.  

Incentivo ao hábito de leitura 

Crédito da foto: Divulgação/MEC

A biblioteca pode ajudar a despertar nos estudantes o interesse pela leitura, já que naquele ambiente terão acesso a uma grande variedade de livros apresentados de forma agradável, organizada e atraente. Para que eles se aproximem da biblioteca, é interessante realizar as atividades de leitura, fazendo com que a biblioteca se torne uma extensão da sala de aula, sendo um local onde os pequenos possam viajar no mundo da imaginação e da criatividade. 

A biblioteca escolar também deve estar preparada para receber os alunos de forma completa, tanto em relação à infraestrutura, quanto em relação ao acervo bibliográfico. Para crianças menores, é interessante que a biblioteca tenha uma mobília aconchegante e um ambiente acolhedor, o que facilita e estimula a interação com os livros. Para os maiores, é importante disponibilizar mesas confortáveis para estudo e realização de trabalhos.  

As escolas com espaços mais amplos podem criar, ainda, uma sala destinada a rodas de conversa, atividades de contação de histórias e lançamentos literários. O recomendável é que esses eventos aconteçam nos fins de semana a fim de não atrapalhar o silêncio e a tranquilidade, essenciais para uma boa biblioteca.