Dia Mundial do Mar: 5 atividades para trabalhar em sala de aula e livros para enriquecer o tema

O Dia Mundial do Mar é uma data móvel, celebrada sempre na última semana de setembro. Este ano, será comemorado no dia 29, quinta-feira. A data relembra a necessidade de se proteger o ambiente marinho e os oceanos.

Embora existam muitos profissionais dedicados ao estudo do ambiente subaquático, só se conhece entre 5 a 10% do oceano. É, assim, importante zelar pelas pelas espécies de animais, plantas e organismos que fazem parte dos ecossistemas marinhos.

Essa data foi criada em 1978 pela Organização Marítima Internacional (OMI), a agência das Nações Unidas especializada na segurança da navegação e na prevenção da poluição marinha provocada por navios. O período também é uma oportunidade para chamar a atenção para esgotos, produtos químicos, petróleo e o lixo que são despejados nas praias. Quase a metade (48,5%) dos materiais que vazam para as águas das nossas praias são resíduos plásticos e conscientizar as crianças é importante para que sejam multiplicadoras das boas ações. 

Como trabalhar o tema na escola

Atividade 1: caça-palavras

Para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, o professor pode fazer uma roda de conversa sobre os mares, pedindo que cada um conte uma lembrança boa que tem do mar ou de um dia na praia. Depois, os alunos podem fazer um caça-palavras sobre o tema. Palavras sugeridas: baleia, peixe, ostra, cavalo-marinho, corais, ondas, areia, barco, navio, anêmona, água-viva, crustáceos…

Existem editores on-line que montam o caça-palavras. Um exemplo é o Canvas – https://www.canva.com/pt_br/criar/caca-palavras/

Atividade 2: filmes temáticos (fonte: Netflix)

Organizar uma sessão de cinema com um desenho ou filme sobre mares, seguida de roda de conversa para avaliar o que a turma aprendeu. Há desenhos para os estudantes menores e documentários para os maiores. Veja alguns exemplos:

Ponyo: Uma Aventura que veio do mar (2008)

Nesta animação do Studio Ghibli, o garoto Sosuke encontra um peixe dourado preso em uma garrafa e decide libertá-lo. Mas o que o menino não sabe é que se trata de Ponyo, filha do rei dos mares. Ponyo usa da magia e se transforma em humana, se tornando melhor amiga do garoto e se envolvendo em aventuras fantásticas com ele. Dessa maneira o filme aborda a relação entre humanos e os oceanos a partir da imaginação das crianças. 

Mission Blue (2014) 

A oceanógrafa Sylvia Earle escolheu uma missão: criar uma rede global de áreas marinhas de preservação que ela carinhosamente chama de Hope Spots, em tradução, Áreas de Esperança.  A bióloga faz um apelo a todos que usem da internet, cinema, expedições e todos os materiais possíveis para alcançar o apoio do público nessa empreitada. Sylvia se é um exemplo a ser seguido. 

Oceanos de Plástico (2016)

Nesse documentário que também aponta os problemas relacionados à poluição dos mares podemos saber mais sobre o impacto do descarte de lixo, especificamente o acúmulo de plástico no fundo dos oceanos. A pesquisa mostrada no documentário aponta que a poluição não apenas afeta o ambiente como também influencia na composição dos peixes, alterando seu valor nutricional e impactando a alimentação. 

Professor Polvo (2020)

O vencedor do Oscar de Melhor Documentário de 2020 acompanha Craig Foster e sua relação de amizade com um polvo. Ainda que o filme não se caracterize pelo didatismo, a mensagem de preservação por trás dele atinge o objetivo de informar. 

Atividade 3: debate

Para alunos do ensino médio, o professor pode realizar um debate. Exemplos de tópicos:

As alterações climáticas causadas pelo efeito estufa, as alterações da camada de ozônio, o grande problema da extinção das espécies e do aumento da poluição em todos os ambientes são frutos do desencontro da sociedade, do seu entendimento de seu papel no planeta, do entendimento de que todos fazemos parte de um único ecossistema global e a conservação da água do mar e dos oceanos está inserida neste contexto. 

Quais são os 5 oceanos?

  1. Oceano pacifico, corresponde ao maior oceano da Terra, situando-se entre o continente americano e a Ásia e Oceania.
  2. Oceano Atlântico corresponde ao segundo maior oceano da Terra, dividindo a América da Eurásia e da África.
  3. Oceano Índico: corresponde ao terceiro maior oceano, banhando o sul do continente asiático.
  4. Oceano Glacial Ártico: corresponde à massa de água ao redor do Círculo Polar Ártico. Alguns estudiosos não o consideram como oceano, alegando que é pouco profundo e não é muito extenso.
  5. Oceano Glacial Antártico: corresponde à massa de água ao redor do Círculo Polar Antártico. Contudo, a classificação desse como oceano é questionada, visto que muitos cientistas, oceanógrafos e geógrafos não reconhecem sua existência, sendo, assim, considerada uma extensão dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.

Atividade 4: maiores mares do mundo

Para alunos do ensino fundamental II, uma sugestão interessante é trabalhar os mares mais famosos. São eles:

10 maiores mares do mundo

De acordo com a Organização Hidrográfica Internacional, existem mais de 100 mares no mundo.

Todos eles têm a sua própria história. A água dos oceanos e dos mares é muito muito salina. São imensos, continentais e sem horizontes.

Cerca de 71 % da terra é composto por água em estado liquido. Os oceanos e mares formam uma das maiores porções da superfície do planeta. E são parte muito importante do mundo, principalmente para os animais que vivem nestes. 

Lista dos dez maiores mares do mundo, localização e seus tamanhos (extensões)

  1. Mar de Coral – 4.183.510 km² (localizado na Oceânia, águas do Oceano Pacífico).
  2. Mar do Sul da China  – 3.596.390 km² (localizado no sudeste asiático, águas do Oceano Pacífico).
  3. Mar do Caribe – 2.834.290 km² (localizado na América Central, águas do Oceano Atlântico).
  4. Mar de Bering – 2.519.580 km² (localizado entre o Alasca e a Sibéria, águas do Oceano Pacífico).
  5. Mar Mediterrâneo – 2.469.100 km² (localizado entre a Europa meridional, Ásia ocidental e África setentrional, águas do Oceano Atlântico).
  6. Mar de Okhotsk – 1.625.190 km² (localizado no nordeste da Ásia, nas águas do Oceano Pacífico).
  7. Golfo do México – 1.531.810 km² (localizado na América Central e América ih do Norte, águas do Oceano Atlântico).
  8. Mar da Noruega – 1.425.280 km² (localizado a noroeste da Noruega entre o Mar do Norte e o Mar da Groelândia, nas águas do Oceano Atlântico).
  9. Mar da Groelândia – 1.157.850 km² (localizado entre a Groelândia e Islândia, águas do Oceano Ártico).
  10. Mar do Japão – 1.008.260 km² (localizado entre o Japão, oeste da Península Coreana e o norte da Rússia, águas do Oceano Pacífico).

Atividade 5: mutirão na praia

Organizar uma ação de coleta de lixo em uma praia próxima à escola. 

Dicas de livros da autora Isa Colli (editora Colli Books) para trabalhar o tema:

Maia, a estrela do mar – ensino Fundamental I

Escritora Isa Colli apresenta livro Maia, a estrela-do-mar, uma das dicas para trabalhar o Dia do Mar

O pardal Aramis, aventureiro e sonhador, é levado pela ventania para uma viagem inesquecível pelo céu. Entre asteroides, planetas e cometas, ele conhece a estrela Maia. É para realizar o sonho da nova amiga, que Aramis parte com ela em uma aventura que vai mudar a vida de Maia para sempre.

Público-alvo: Ensino Fundamental I

Temas: Vida Coletiva; Ética; Cidadania e Solidariedade

Rio Grinalda – ensino Fundamental I

O Rio Grinalda alerta para a poluição dos rios e mares

Fala sobre poluição dos rios e mares, alerta para a degradação ambiental e a importância da reciclagem. Nesta história, os bichos ensinam como agir diante de situações de depredações e falta de cuidado com a natureza. O livro mostra a importância da ecologia, da amizade e do trabalho em grupo.

Vivene e Florine no fundo do mar – ensino Fundamental I e ensino Fundamental II

Nesta aventura, as abelhas ambientalistas Vivene e Florine têm a missão de limpar o lixo deixado pelos humanos no fundo do mar

Depois de fazer sucesso com a criação de coloridos e saborosos pirulitos e de mobilizar a bicharada contra o desmatamento, as abelhinhas Vivene e Florine partem em busca de novas experiências ao redor da aldeia Moinho. Nesta aventura, elas realizam o sonho de conhecer o fundo do mar. Passam por um longo curso de mergulho para participar de uma excursão programada pelos peixes da região. Em um dia incrível, vivem muitas aventuras, mas também se deparam com lixo deixado pelos humanos e decidem agir. Será que elas conseguirão mobilizar voluntários nesta missão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *